CAVE ANTIGA
João Carlos Taffarel, um dos fundadores da Vinícola Cave Antiga, já nasceu no meio de cultivo e foi ensinado desde cedo, com técnica de resgate, a estudar e buscar cada vez mais conhecimento na produção de uvas. Seu pai, também viticultor, trabalhou por muitos anos com o cultivo de uvas americanas. É algo intrínseco ao próprio sangue por tradição à família Taffarel.
João Carlos estudou desde os 14 anos na escola de agricultura, com foco em vitivinicultura. Iniciou a transformação gradual do trabalho de seu ancestral com a inclusão de Cabernet Sauvignon e Chardonnay e posteriormente outras uvas nobres, pouco a pouco.
O conjunto predial onde está instalada a Vinícola foi adquirido pela família Taffarel em 1997. E em 1998, na região de Farroupilha, Rio Grande do Sul/BR, é fundada a Vinícola Cave Antiga tal qual a conhecemos hoje.
A beleza de cultura da região, tudo faz lembrar a história dos nossos imigrantes italianos. Um casarão rústico e convidativo que abriga uma herança e história de muita luta e paixão em suas paredes.
A Vinícola foi uma das precursoras na produção de vinhos moscatéis, que representam hoje o modelo de vinho moscatel a ser seguido no mundo, contribuindo para que fosse consagrada a Indicação de Procedência (IP) Farroupilha, que certifica exclusivamente vinhos moscatéis. Também foi pioneira no desenvolvimento de embalagens bag-in-box com variedades nobres de uvas, que se apresentam com excelente custo benefício no mercado.
Fruto de muita batalha e quebra de preconceitos contra o vinho brasileiro, o trabalho desenvolvido por Taffarel foi feito ao longo do tempo de maneira direta e pessoal. Ele mesmo nos recebe em sua vinícola e explica cada detalhe, tudo com muito carisma e paciência. É inesquecível o brilho de seu olhar ao buscar uma garrafa envolta em teias de aranha pelo cuidadoso tempo de guarda e também a paixão com que relata sobre uma de suas safras antigas.
Sua mulher, Ângela Rossi Marcon, contribuiu até mesmo com um projeto de doutorado em biotecnologia para a Vinícola, o que originou o Moscatel Envelhecido safra 2010. Espumante sem precedentes, muito intelectualizado, complexo, único, denota desde frutas cítricas cristalizadas, maçã madura, pera e até notas finais de mel muito presentes.
Com uma missão de produzir com sustentabilidade ambiental e econômica, Taffarel passou sua paixão também à sua filha, Natalia Taffarel, que ingressou no mundo dos vinhos de cabeça em meados de 2017, mesmo diante de todas as dificuldades e desafios. Jovem, corajosa, inteligente e tão sedutora quanto seus vinhos, ela tem uma expressão artística própria que parece envolver os novos rótulos lançados no mercado.
O amor de três gerações pela terra e pelo vinho dessa família é sentido em cada gole singelo, equilibrado e convidativo dos vinhos meticulosamente elaborados pela Cave Antiga.