MARIA JOSÉ DA FONSECA - ADEGA JOSÉ DE SOUZA / ADEGA DOS PONTES
Encravada em pleno coração alentejano, próximo ao pôr-do-sol mais romântico que você verá em toda a sua vida, está a @adegajosedesouza.
A Adega José de Souza, mais conhecida como Adega dos Pontes, faz parte da sub-região de Reguengos de Monsaraz, a maior e uma das mais prestigiadas por ser dotada de clima continental e de solos xistosos e pedregosos que emplacam de forma histórica e dramática a paisagem construída sobre vertentes pedregosas alentejanas.
Algumas das vinhas mais velhas do Alentejo situam-se nesta sub-região, oferecendo vinhos densos, encorpados e concentrados, com notável capacidade para o envelhecimento.
Adega José de Souza é uma das mais antigas, vinícola de muito prestígio e história responsável pela produção do emblemático Tinto Velho José de Souza Rosado Fernandes de 1940, um verdadeiro elixir representativo da cultura alentejana resgatada.
Após a devastação ocasionada pela filoxera, a maior parte das vinícolas se desfez das ânforas de barro que acabaram sendo quebradas e utilizadas nas construções. Aqui, ao contrário, devido ao amor nutrido por aquele vinho, as decorativas talhas foram guardadas.
A a aquisição da vinícola por José Maria de Souza foi marcante para estabelecer a produção de vinhos em talhas conjuntamente com novas técnicas de vinificação, seguindo uma filosofia de permanente desenvolvimento com qualidade.
As castas Trincadeira, Aragonês e Grand Noir remanescem plantadas em cerca de 72 hectares de solos graníticos de excelente exposição solar e podem ser visitadas.
Extremamente hospitaleiros, recebem-nos para degustações calorosas, rodeada de histórias em suas paredes, incluindo a visita a adega tradicional de 114 ânforas de barros que ficam abaixo do nível do solo, além da visita à adega moderna com tanques de aço inox.
Estar naquela sala de ânforas é uma experiência singular e traz um calor antepassado aos nossos corações. É impossível não se apaixonar.
Tanto é que essa mesma sala acabou sendo retratada em uma pintura que vem sendo feita há mais de um ano pela minha própria mãe para a minha sala de estar.
Para nunca mais se esquecer desse local, complete seu passeio com o pôr-do-sol de tirar o fôlego que fica cerca de apenas 15 minutos de carro, na Vila Medieval do Castelo de Monsaraz. Será uma das tardes mais envolventes que passará em Portugal. Em declame de tradição e emoção.
Compartilhe sua opinião conosco, marcando @theblendwines na sua foto!
Texto: Sommelière Érika Éttori (@erikaettori).