SEGURAR NO BOJO DA TAÇA É ERRADO? DEPENDE!
Como quase tudo no mundo do vinho não existe uma resposta 100% negativa para um questionamento; tudo depende do elemento subjetivo.
A haste das taças de vinho foram desenvolvidas para que o calor da sua mão não alcance o líquido contido no bojo, de modo que se impeça uma transferência imediata, aquecendo-o.
Entretanto, convém lembrar que existem situações em que o vinho é servido em temperatura mais baixa do que a ideal.
Explico: o serviço do vinho deve ser feito sempre alguns graus a menos do que a temperatura ideal; isso porque ocorre um lapso desde a retirada da garrafa da adega, o período para o desenvolvimento do serviço em si, até o momento do vinho chegar à sua taça.
Nessas e noutras situações, se o sommelier for demasiado célere, poderá ocorrer do vinho ser servido um pouco mais gelado do que o seu gosto pessoal; neste caso, seu desejo será de que o vinho "esquente": para que isso ocorra de maneira mais rápida, você poderá segurar com as duas mãos no bojo da taça visando a imediata transferência de calor.
Obviamente pela "etiqueta" a maneira mais correta seria segurar a taça pela haste; mas, você também pode tranquilamente segurá-la pela base (e é muito comum os profissionais carregá-las dessa maneira) ou até mesmo pelo bojo, caso seu desejo seja de aquecer seu conteúdo alguns graus.
Tudo é válido para um brinde!
Depende apenas da sua vontade e ponto de vista.
Compartilhe sua opinião conosco, marcando @theblendwines na sua foto!
Texto: Sommelière Érika Éttori (@erikaettori).